Aqui no Nordeste, é sol e calor quase o ano inteiro, o ar condicionado fica ligado praticamente dia e noite sem parar. É muito bom poder aproveitar todos os benefícios de ambiente bem climatizado de temperatura agradável, mais é melhor ainda poder desfrutar desse conforto sem tomar sustos na hora que chegar a conta de luz.
Vários fatores interferem no consumo do ar condicionado, entre eles potência, tempo de funcionamento, instalação adequada e manutenção periódica. Alguns cuidados simples são importante na hora de escolher e instalar seu aparelho de ar condicionado para ter economia de energia. O primeiro passo é escolher corretamente a potência do aparelho de acordo com o tamanho do ambiente e necessidade do local. (Veja em: instalação - calcule o dimensionamento do ambiente.)
Para que o consumo de energia do ar condicionado não seja elevado e isso reflita no seu bolso, é preciso fazer o uso correto do seu aparelho de ar condicionado. Além de você economizar, também estará aumentando a vida útil dele e garantido conforto, saúde e bem estar para as pessoas que frequentam o ambiente.
Escolha os modelos que tenham o selo PROCEL de economia de energia. Dê preferência aos modelos que possuam recursos de programação, como timer. No caso de ar condicionado split , instale a unidade externa em local com boa circulação de ar. Manter as portas e janelas bem fechadas no local que o ar condicionado está ligado é importante para evitar a entrada de ar do ambiente externo.
Evite também que os raios solares entre no ambiente, fechando cortinas e persianas, e mantenha os filtros do ar condicionado sempre limpos. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar e foçam o aparelho a trabalhar mais, aumentando o consumo de energia do ar condicionado. Sem contar que a sujeira acumulada em um filtro que não teve manutenção adequada pode causar problemas respiratórios graves e alergias. Habitue-se a desligar o ar condicionado sempre que você se ausentar do ambiente por tempo prolongado, essa regra vale para muitos aparelhos elétricos. Com esse cuidado você já poderá sentir a economia no seu bolso.
O consumo de energia do Ar Condicionado
Com o aumento da temperatura muitas pessoas começam a pensar em comprar um ar condicionado. No entanto, a primeira preoculpação é com o valor que a conta de energia terá com o equipamento. Naturalmente o consumo de energia do imóvel irá aumentar com a instalação de mais um aparelho elétrico. Além de providenciar o aparelho de ar condicionado adequado e instalação correta, saiba como calcular o consumo de energia do ar condicionado para evitar surpresas ao receber a conta.
Os fatores abaixo devem ser considerados para calcular o consumo do ar condicionado, mais é importante saber que são valores aproximados, apenas para se ter uma média do consumo de energia. Outra questão é que o ar condicionado não fica com o motor ligado o tempo todo, visto que ele mantem a temperatura ambiente conforme o termostato foi programado.
Providencie os seguintes dados:
- Potência do aparelho em Watts (W) ( ela está escrita numa etiqueta colada no ar condicionado,
no manual do ar condicionado ou no site do fabricante).
- Previsão do número de horas que o ar condicionado ficará ligado por dia (faça uma estimativa).
- Previsão do número de dias por mês que o ar condicionado ficará ligado (faça uma estimativa).
- Custo do Quilowatt / hora no imóvel onde o ar condicionado vai ser instalado (esse valor é
encontrado na conta de luz).
Faça a seguinte conta:
Consumo do ar condicionado em kW = (Potência em Watts X números de horas ligado X
números de dias ligado) / 1000
Consumo do ar condicionado em R$ = (Consumo mensal em kW X custo do quilowatt / hora).
O resultado será uma estimativa do consumo do ar condicionado e o valor que aumentará na sua conta.
0 comentários:
Postar um comentário